Sintomas de Câncer de Próstata e como prevenir

novembro azul, sintomas de câncer de próstata

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum no Brasil, atingindo cerca de 2 milhões de homens por ano e podendo até mesmo ser fatal, se não tratado adequadamente. Um dos fatores que contribuem para que a doença chegue em um estágio avançado, é o fato de que a saúde ainda é um tema tabu para homens no Brasil, levando à falta de prevenção e atenção aos sintomas de câncer de próstata.

Apesar do alto número de pessoas afetadas, é importante saber que, com o diagnóstico em tempo hábil e boa disciplina no tratamento, acompanhado por um profissional especialista, as chances de recuperação são muito altas. Conheça mais sobre a doença no conteúdo abaixo.

O que é o câncer de próstata

O câncer de próstata é um tumor que se desenvolve na glândula seminal, responsável pela produção de parte do líquido seminal. Requer maior atenção em homens acima de 50 anos, homens com histórico familiar da doença e homens negros, sendo uma doença exclusivamente masculina.

Sintomas de Câncer de Próstata

O principal sintoma diagnosticado para o câncer de próstata é a dificuldade ao urinar, onde o afetado pode sentir dores e dificuldade em manter o fluxo urinário. Além disso, o fluxo urinário pode se tornar excessivo durante a noite e há possibilidade de incontinência. Outros sintomas são: cansaço, dores na região lombar e impotência.

O câncer de próstata pode ser uma doença silenciosa e não apresentar qualquer sintoma, sendo recomendado atentar-se aos métodos preventivos, aumentando as chances de diagnóstico antecipado.




Como prevenir o câncer de próstata

Existem muitas recomendações para a prevenção do câncer de próstata, sendo consenso que o empenho em aderir hábitos saudáveis é um fator de extrema relevância.

Alguns estudos apontam que consumir tomates abundantemente pode reduzir a incidência de câncer de próstata, devido a grande quantidade de licopeno (b-caroteno natural precursor da vitamina A) que pode atuar protegendo as células e o DNA contra a oxidação.

Tomates sintomas de câncer de próstata
Tomates previnem câncer de próstata.

Um desses estudos foi realizado pelas famosas Universidades de Cambridge, Oxford e Bristol e apontou, após analisar mais de 20 mil cidadãos britânicos entre a meia e a terceira idade (de 50 a 69 anos), que o consumo regular de tomates pode reduzir o risco de câncer de próstata em até 18%.

Também é apontado que uma alimentação com abundância em frutas e legumes ajuda na prevenção do câncer de próstata.

É importante se prevenir

Caso identifique algum dos sintomas de câncer de próstata, é muito importante que um profissional Urologista seja procurado, pois o tratamento precoce alcança até 90% de cura para a doença!

E aí, pronto para quebrar o tabu e aderir a campanha do Novembro Azul?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *